Uso de inteligência artificial cresce entre alunos do ensino médio, mas falta orientação nas escolas, aponta pesquisa

TecnologiaEducação2 months ago

Um levantamento nacional realizado com estudantes do ensino médio revelou que o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa se tornou prática comum nas atividades escolares. Segundo a pesquisa, sete em cada dez alunos afirmam utilizar tecnologias como o ChatGPT e outros assistentes de IA para realizar pesquisas e elaborar trabalhos escolares. No entanto, apenas 32% dos estudantes disseram ter recebido orientação formal das escolas sobre como usar esses recursos de forma ética e crítica.

O estudo, divulgado pelo Instituto Crescer em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, aponta uma rápida disseminação do uso de IA no ambiente educacional, especialmente após a pandemia e o fortalecimento do ensino híbrido. Apesar do entusiasmo com as possibilidades dessas tecnologias, os pesquisadores alertam para a ausência de políticas educacionais que preparem alunos e professores para lidar com os desafios e limites do uso da inteligência artificial na aprendizagem.

Entre os principais usos relatados pelos estudantes estão a elaboração de redações, a busca por explicações de conteúdos complexos, e a resolução de exercícios. Em alguns casos, os alunos admitiram copiar respostas geradas por IA sem a devida checagem ou compreensão do conteúdo, o que levanta preocupações sobre o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e autonomia intelectual.

A falta de diretrizes nas escolas também tem gerado insegurança entre professores. Muitos relatam incerteza sobre como avaliar trabalhos produzidos com o auxílio de IA ou sobre como incentivar um uso responsável dessas ferramentas. Especialistas em educação digital defendem a inclusão de conteúdos sobre inteligência artificial no currículo escolar e a capacitação docente para o uso pedagógico dessas tecnologias.

O Ministério da Educação já estuda diretrizes para regulamentar o uso de IA nas redes públicas de ensino, com foco em garantir acesso equitativo às ferramentas e promover uma formação ética e crítica entre os estudantes.

FONTE: agenciabrasil.com

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