
Após um ciclo de retração iniciado em 2022 e agravado por incertezas econômicas globais, o mercado de tecnologia brasileiro começa a dar sinais claros de recuperação em 2025, especialmente no segmento de fusões e aquisições (M&A). Segundo consultorias do setor, o número de transações voltou a crescer no segundo semestre do ano, com destaque para startups em expansão, empresas de software, fintechs e edtechs.
Com a queda gradual dos juros internacionais, maior estabilidade fiscal e sinais de crescimento do PIB, investidores — nacionais e estrangeiros — voltaram a buscar oportunidades no país. Essa reativação foi impulsionada também por movimentos de consolidação: grandes empresas passaram a adquirir startups e scale-ups como forma de expandir portfólio, acelerar transformação digital e ganhar competitividade.
“Estamos vendo uma retomada saudável, com foco mais estratégico e menos especulativo. As operações são mais criteriosas, voltadas à geração de valor real”, avalia Lívia Campos, especialista em M&A da consultoria Ace Cortex.
Entre os setores com maior volume de negócios estão:
Além disso, fundos de investimento e corporate ventures retomaram a capitalização de rodadas em startups em estágios mais avançados. Segundo o portal TechM&A Brazil, o volume financeiro das operações realizadas até novembro de 2025 já supera o registrado em todo o ano anterior.
Analistas afirmam que o cenário de 2025 ainda exige cautela, mas aponta para um novo ciclo de maturidade do ecossistema de tecnologia brasileiro, com players mais resilientes, foco em rentabilidade e alinhamento às agendas de ESG e transformação digital.
FONTE: tech.einnews.com