Em um passo decisivo rumo à transição energética no setor de transportes, a empresa FTXT Energy Technology, braço de inovação da montadora GWM (Great Wall Motors), deu início nesta semana aos testes do primeiro caminhão pesado movido a hidrogênio no Brasil. O projeto é realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e será avaliado em diferentes condições de rodagem e clima, adaptadas à realidade nacional.
O protótipo, ainda em fase experimental, circulará em rotas que simulam variações de altitude, temperatura e carga, com objetivo de mensurar desempenho, autonomia e viabilidade técnica do veículo no território brasileiro. Os testes também buscam mapear as necessidades de infraestrutura, como pontos de abastecimento e logística de produção e armazenamento de hidrogênio verde.
A iniciativa integra um amplo plano da FTXT para promover a tecnologia do hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis no transporte de cargas. “É o início de uma nova era para o transporte pesado no Brasil. Com esse projeto, queremos consolidar o país como protagonista na agenda da descarbonização”, destacou a empresa em nota.
Além da redução de emissões, o uso de hidrogênio como fonte de energia é visto como estratégico para garantir maior independência energética e impulsionar o setor de inovação automotiva nacional. A USP, por sua vez, participa do projeto com apoio técnico e infraestrutura de pesquisa, reforçando seu papel como polo de desenvolvimento tecnológico no país.
O projeto deverá ter seus primeiros resultados consolidados até o início de 2026, e poderá servir de base para expansão em escala comercial, inclusive com parcerias regionais e incentivos à cadeia produtiva do hidrogênio verde.
FONTE: autonews.gasgoo.com