Com base em relatos reais de sete mulheres que enfrentaram a violência de gênero, o livro
“Caminhos da Rede: e as histórias de sete mulheres vítimas de violência em Londrina – Paraná”, de autoria da professora da FAP, Giovana Maria Mourinho Ferreira, em parceria com Marselle Nobre de Carvalho, é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social.
A obra é resultado de uma dissertação de mestrado defendida em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL, e está disponível gratuitamente ao público.
Com os relatos de Carolina, Cecília, Cora, Luci, Marina, Mariana e Miriam, a publicação retrata os caminhos percorridos por mulheres em busca de acolhimento, cuidado e proteção diante da violência de gênero. Mais do que denunciar, o livro potencializa vozes silenciadas e propõe reflexões sobre os desafios e falhas ainda presentes na rede de atendimento.
Como reforça o depoimento de Carolina, uma das participantes:
“Eu acho que tem um déficit muito grande entre o serviço que a prefeitura passa e o que a população sabe (…), acho que falta muito isso.”
Em um contexto de aumento nos índices de violência contra a mulher, o livro se torna ainda mais necessário, encorajando denúncias e fortalecendo políticas públicas mais eficazes.
A FAP parabeniza com orgulho a professora Giovana por esta conquista e por sua contribuição para o debate público e científico sobre temas tão urgentes e relevantes.