Um dado preocupante sobre a realidade das salas de aula brasileiras veio à tona com a divulgação da nova edição da pesquisa TALIS 2024, conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o estudo, professores do Brasil dedicam, em média, 21% do tempo de aula para controlar a disciplina e gerenciar comportamentos inadequados dos alunos.
O percentual é significativamente superior à média dos países da OCDE, que é de 15%, revelando um cenário de grande desgaste emocional e perda de tempo pedagógico no cotidiano escolar. Ainda de acordo com o levantamento, 44% dos professores brasileiros relataram enfrentar interrupções frequentes durante as aulas causadas por alunos — mais que o dobro da média internacional, de 18%.
Especialistas apontam que esse tempo perdido impacta diretamente na qualidade da aprendizagem e reforça a necessidade de investimentos em políticas de formação docente, mediação de conflitos e fortalecimento do clima escolar.
A pesquisa TALIS (Teaching and Learning International Survey) é realizada com professores e diretores do ensino fundamental e médio em dezenas de países, avaliando temas como ambiente de trabalho, gestão escolar, valorização profissional e desafios cotidianos.
O Ministério da Educação afirmou que os dados servirão de base para ajustes em programas de formação continuada e em ações voltadas ao bem-estar e valorização do professor. “Garantir tempo efetivo de ensino é essencial para melhorar os resultados educacionais”, destacou o MEC em nota oficial.
FONTE: agenciabrasil.com