Política Nacional de Educação Digital enfrenta entraves e é tema de debate no Senado

Educação1 week ago

Dois anos após sua instituição, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) ainda encontra desafios estruturais e operacionais em sua implementação em todo o país. O tema foi debatido nesta quarta-feira (27) em audiência pública conjunta das comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, com a participação de parlamentares, especialistas e representantes do Ministério da Educação (MEC).

O principal foco do encontro foi avaliar os avanços e gargalos da PNED, criada em 2023 para promover o acesso universal à educação digital em todos os níveis de ensino. Entre os principais entraves destacados estão a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas públicas, as desigualdades regionais de conectividade, a carência de formação específica para os professores e a baixa adesão a plataformas digitais de ensino.

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora da política, defendeu a ampliação dos investimentos federais no setor e alertou para o risco de a educação digital “reproduzir ou até agravar desigualdades já existentes no sistema educacional brasileiro”.

Representantes do MEC reconheceram os obstáculos, mas afirmaram que o governo está trabalhando na ampliação do Programa Nacional de Conectividade e na capacitação docente, com foco na inclusão digital de alunos da rede pública. A expectativa é que novos editais voltados à compra de equipamentos e formação continuada sejam lançados até o final de 2025.

Especialistas presentes também destacaram a importância de integrar a educação digital ao currículo de forma efetiva, evitando que ela seja tratada como atividade isolada. “Não se trata apenas de colocar computadores nas escolas, mas de construir uma cultura digital crítica e participativa”, afirmou a pesquisadora Laura Mattar, da Fundação Lemann.

A audiência pública resultará em um relatório que deve subsidiar futuras propostas legislativas de aperfeiçoamento da PNED, com foco na universalização da educação digital de qualidade no país.

FONTE: senado.leg.com

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