Em sua sexta edição, o Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou uma série de propostas legislativas com foco em inclusão social, equidade educacional e sustentabilidade, reafirmando o protagonismo da juventude universitária na formulação de políticas públicas.
Entre os principais destaques está o projeto que propõe a reserva de até 45% das vagas em vestibulares estaduais para candidatos oriundos da rede pública, negros, pessoas com deficiência e indivíduos transgêneros. A proposta visa democratizar o acesso ao ensino superior e reduzir as desigualdades historicamente presentes nos processos seletivos.
Outra medida aprovada prevê a obrigatoriedade da educação ambiental no currículo das escolas públicas estaduais, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da preservação ambiental.
O Parlamento também aprovou políticas específicas para acolhimento e permanência de estudantes autistas, LGBTQIAPN+ e de baixa renda nas instituições de ensino. Entre as medidas, estão o incentivo a programas de apoio psicossocial e a redução de burocracias para acesso a benefícios educacionais.
O Parlamento Universitário é uma iniciativa da Alep em parceria com instituições de ensino superior do estado e tem como objetivo simular o funcionamento legislativo real, proporcionando aos estudantes a vivência prática da atividade parlamentar. Ao final da legislatura simulada, os projetos aprovados são encaminhados à Comissão de Educação da Assembleia para análise e possível incorporação à pauta legislativa oficial.
Com forte apelo social, os projetos aprovados nesta edição sinalizam uma juventude universitária engajada com pautas progressistas, inclusivas e sustentáveis, consolidando o evento como um espaço legítimo de formação política e exercício democrático
FONTE: assembleia.pr.leg.br