Paraná investe em tecnologia e inovação para fortalecer o ensino agrícola na rede estadual

Educação2 weeks ago

O Governo do Paraná está promovendo uma reestruturação significativa no ensino agrícola da rede estadual, com foco em tecnologia, inovação e formação técnica. Nos últimos dois anos, mais de R$ 8 milhões foram investidos na modernização de 29 colégios agrícolas, com a aquisição de tratores, drones, colheitadeiras e outros equipamentos voltados à agricultura de precisão.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com o Senar-PR, tem como objetivo alinhar a formação dos estudantes às demandas do agronegócio contemporâneo. O projeto prevê ainda a expansão dos cursos técnicos em Agropecuária, com 11 mil horas de aulas ofertadas em 2024 e a inclusão de cinco novas escolas técnicas no programa até 2026.

Entre os destaques, está o CEEP Assis Brasil, de Clevelândia, onde os alunos já aplicam técnicas de manejo com uso de tecnologia embarcada. A prática pedagógica é reforçada por formação continuada de professores e técnicos, garantindo a integração da inovação ao currículo escolar.

Além de reforçar o caráter profissionalizante da educação pública, o programa visa estreitar laços com o setor produtivo rural e fomentar o desenvolvimento regional. “O Paraná já é referência nacional em educação técnica agrícola, e agora damos um passo adiante com mais tecnologia nas mãos dos nossos estudantes”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

O ensino agrícola atende atualmente mais de 3,7 mil alunos em todo o estado, e sua ampliação é parte da política de valorização do campo, conectando juventude rural ao futuro sustentável do agronegócio paranaense.

FONTE: parana.pr.gov.br

Leave a reply

Siga-nos nas redes
  • Facebook7,3K
  • Instagram8.1K
Loading Next Post...
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...