Paraná consulta população sobre ampliação do modelo cívico-militar em 50 escolas estaduais

Educação2 weeks ago

O governo do Paraná iniciou nesta sexta-feira (17) a votação que pode definir a ampliação do modelo de gestão cívico-militar em 50 escolas estaduais distribuídas por 34 cidades do estado. A consulta pública, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), segue até sábado (18) e mobiliza pais, responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores escolares.

A proposta, que faz parte de um pacote de reformulações estruturais na rede estadual, prevê a implantação do modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026. Caso aprovada nas unidades em consulta, a gestão das escolas passará a contar com o apoio de militares da reserva, que atuariam em áreas relacionadas à organização, disciplina e rotina administrativa.

O modelo, já implementado em outras unidades no estado, ganhou amparo legal com a sanção da Lei Estadual n.º 21.936, de 2024, que autoriza a atuação de militares da reserva nas escolas por meio de convênios com a Secretaria da Educação.

Consulta com peso decisivo
A adesão ao modelo depende da aprovação da comunidade escolar em cada instituição. Para validar o resultado, é necessário quórum mínimo de 50% mais um dos eleitores aptos a votar. As urnas ficam disponíveis nas escolas das 8h às 22h.

De acordo com a Seed-PR, a iniciativa visa “reforçar valores como disciplina, respeito e responsabilidade”, ao mesmo tempo em que preserva a autonomia pedagógica dos professores e o currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Debate em expansão
A medida divide opiniões. Defensores apontam ganhos em segurança, organização e rendimento escolar. Já críticos argumentam que a presença militar pode criar um ambiente escolar rígido demais e não necessariamente adequado à realidade pedagógica das comunidades atendidas.

A votação ocorre paralelamente à consulta sobre o programa Parceiro da Escola, outra iniciativa em debate que propõe a terceirização da gestão administrativa em 96 colégios.

O resultado da consulta pública será anunciado na próxima semana, e definirá o futuro da política educacional em dezenas de escolas — especialmente em municípios do interior, como os da região do Vale do Ivaí.

FONTE: comunicacao.pr.gov.br

Leave a reply

Siga-nos nas redes
  • Facebook7,3K
  • Instagram8.1K
Loading Next Post...
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...