
O Governo do Paraná reforçou seu compromisso com a segurança alimentar e o desenvolvimento local ao divulgar que mais de 17 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar são adquiridas anualmente para a merenda escolar da rede estadual de ensino.
A iniciativa, coordenada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), beneficia cerca de 1 milhão de estudantes em mais de 2 mil escolas. Frutas frescas, legumes, hortaliças, ovos, grãos, leite e pães são fornecidos por 20 mil famílias agricultoras, sendo 1.400 delas voltadas à produção orgânica.
“Esses alimentos representam 34% de tudo o que é comprado para a alimentação escolar. É um modelo que une qualidade nutricional, sustentabilidade e incentivo à economia regional”, destacou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Em 2025, o Paraná destinou R$ 150 milhões à agricultura familiar, além de aplicar integralmente os recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa já foi reconhecida por organismos internacionais como a OMS e pelo Ministério da Saúde, pelas boas práticas em compras públicas diretas da agricultura familiar.
As aquisições seguem critérios que priorizam a produção local e de comunidades vulneráveis — como assentamentos da reforma agrária, indígenas, quilombolas e grupos de mulheres —, promovendo inclusão social e redução de impactos ambientais por meio dos chamados circuitos curtos de comercialização.
FONTE: educacao.pr.gov.br