
O Ministério da Educação (MEC) deu início nesta semana a uma série de encontros estratégicos com especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2026–2035) e a estruturação do Sistema Nacional de Educação (SNE). As reuniões, que acontecem em Brasília, marcam o início da fase de formulação de metas que irão nortear a política educacional brasileira na próxima década.
O objetivo, segundo o MEC, é consolidar um modelo mais equitativo, articulado e eficiente, capaz de enfrentar os desafios persistentes da educação básica e superior no Brasil, como a desigualdade regional, a evasão escolar, a valorização docente e a modernização da infraestrutura escolar.
“Queremos ouvir o Brasil, das salas de aula às secretarias, para construir um plano robusto, com metas claras e viáveis, que deem conta dos sonhos e das necessidades da população brasileira”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
As diretrizes preliminares do novo PNE indicam prioridade para a expansão da educação em tempo integral, a universalização da conectividade nas escolas públicas, o fortalecimento da educação inclusiva, além do aprimoramento da formação inicial e continuada de professores. O MEC também discute formas de integrar e dar coerência às políticas públicas nas três esferas de governo, por meio do SNE.
O debate em curso busca também alinhar as metas educacionais brasileiras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o compromisso com educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos até 2030.
A expectativa é de que o novo plano seja concluído, aprovado pelo Congresso Nacional e entre em vigor a partir de 2026, substituindo o atual PNE (2014–2024), cuja maior parte das metas permanece incompleta.
FONTE: gov.br