
Durante agenda em Londrina nesta quinta-feira (31), o governador Carlos Massa Ratinho Junior reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com o modelo de educação especial oferecido pelas APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e outras escolas especializadas. Em resposta a um novo decreto federal que pressiona os estados a matricularem exclusivamente estudantes com deficiência em classes regulares, o governador defendeu a continuidade das instituições especializadas como modelo de inclusão responsável.
“Lamentamos essa visão distorcida sobre a educação especial. O Paraná investe R$ 480 milhões por ano nas APAEs e está construindo novas unidades pela primeira vez na história”, declarou Ratinho Junior.
O estado atualmente atende cerca de 48 mil alunos com deficiência por meio das APAEs, que funcionam em parceria com prefeituras e a Assembleia Legislativa. Segundo o governador, o Paraná lidera os investimentos em educação especial no país e seguirá atuando, inclusive com apoio da bancada federal, para garantir o funcionamento e a autonomia dessas instituições.
A fala ocorre em meio ao debate nacional sobre modelos de inclusão escolar e o papel das instituições especializadas na oferta de um ensino adequado às necessidades dos estudantes com deficiência. O governador enfatizou que a educação inclusiva precisa ser feita com responsabilidade, diálogo e respeito à diversidade de perfis dos alunos.
FONTE: parana.pr.gov.br