Estudantes retornam de encontro estadual com propostas para transformar o cotidiano escolar

EducaçãoYesterday

Um grupo de estudantes do ensino integral da rede estadual do Paraná retorna às suas escolas com o compromisso de colocar em prática ideias inovadoras discutidas durante um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). O evento, que reuniu jovens líderes de diferentes regiões do estado, teve como foco o protagonismo estudantil e o fortalecimento da cultura democrática nas unidades escolares.

Durante três dias de atividades, os participantes refletiram sobre desafios do ambiente escolar e construíram, coletivamente, propostas para tornar o cotidiano mais inclusivo, participativo e conectado às realidades locais. Oficinas, rodas de conversa e painéis temáticos incentivaram o diálogo e a troca de experiências entre os jovens, que agora assumem o papel de multiplicadores em suas comunidades escolares.

Segundo a coordenação do projeto, o objetivo é fomentar o protagonismo juvenil como instrumento de transformação social dentro da escola. “Esses estudantes não são apenas ouvintes — eles estão preparados para liderar processos, sugerir soluções e inspirar seus colegas”, destacou um dos organizadores.

O retorno dos alunos às suas escolas marca o início de uma nova fase, em que as ideias discutidas serão testadas, ajustadas e aplicadas no contexto local. Dentre as propostas debatidas estão a criação de espaços de escuta ativa, melhorias na convivência escolar, projetos de mediação de conflitos e ações voltadas à saúde mental.

A iniciativa integra o modelo de ensino em tempo integral adotado pelo Paraná, que valoriza a formação cidadã e o engajamento dos estudantes na construção de uma escola mais justa, plural e acolhedora.

Fonte:Um grupo de estudantes do ensino integral da rede estadual do Paraná retorna às suas escolas com o compromisso de colocar em prática ideias inovadoras discutidas durante um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). O evento, que reuniu jovens líderes de diferentes regiões do estado, teve como foco o protagonismo estudantil e o fortalecimento da cultura democrática nas unidades escolares.

Durante três dias de atividades, os participantes refletiram sobre desafios do ambiente escolar e construíram, coletivamente, propostas para tornar o cotidiano mais inclusivo, participativo e conectado às realidades locais. Oficinas, rodas de conversa e painéis temáticos incentivaram o diálogo e a troca de experiências entre os jovens, que agora assumem o papel de multiplicadores em suas comunidades escolares.

Segundo a coordenação do projeto, o objetivo é fomentar o protagonismo juvenil como instrumento de transformação social dentro da escola. “Esses estudantes não são apenas ouvintes — eles estão preparados para liderar processos, sugerir soluções e inspirar seus colegas”, destacou um dos organizadores.

O retorno dos alunos às suas escolas marca o início de uma nova fase, em que as ideias discutidas serão testadas, ajustadas e aplicadas no contexto local. Dentre as propostas debatidas estão a criação de espaços de escuta ativa, melhorias na convivência escolar, projetos de mediação de conflitos e ações voltadas à saúde mental.

A iniciativa integra o modelo de ensino em tempo integral adotado pelo Paraná, que valoriza a formação cidadã e o engajamento dos estudantes na construção de uma escola mais justa, plural e acolhedora.

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