Estudantes do ensino médio integral têm desempenho superior no Enem, aponta estudo

Educação1 week ago

Um levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Sonho Grande, em parceria com o Instituto Natura e pesquisadores da área de economia da educação, revelou que alunos matriculados em escolas de ensino médio em tempo integral apresentam desempenho significativamente melhor no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) em comparação aos estudantes da modalidade parcial.

De acordo com os dados, no Nordeste, região onde o modelo de tempo integral vem sendo mais expandido, a diferença chegou a 18 pontos nas provas objetivas e 48 pontos na redação. Em nível nacional, o estudo também identificou que alunos de escolas integrais têm 16,5% mais participação no exame e maior probabilidade de concluir o ensino médio, ingressar no ensino superior e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Os pesquisadores Naercio Menezes Filho e Luciano Salomão, responsáveis pela análise, apontam que o resultado reforça a eficácia do modelo integral, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade. “As evidências mostram que a escola em tempo integral reduz desigualdades e oferece melhores perspectivas para o futuro dos estudantes”, destacou Menezes.

Nos últimos anos, o ensino médio integral vem sendo ampliado em diferentes estados brasileiros, com apoio do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Ministério da Educação. A expectativa é que, até 2026, novas redes estaduais ampliem a cobertura dessa modalidade.

Especialistas avaliam que o desafio, agora, é garantir infraestrutura, formação docente adequada e sustentabilidade financeira para que o modelo integral seja expandido de forma consistente em todo o país.

FONTE: agenciabrasil.ebc.com.br

Leave a reply

Siga-nos nas redes
  • Facebook7,3K
  • Instagram8.1K
Loading Next Post...
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...