
Em uma iniciativa que uniu empatia, educação em saúde e inclusão, a Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, em Curitiba, promoveu nesta sexta-feira (17) uma atividade especial com seus alunos para marcar a campanha Outubro Rosa. O objetivo foi incentivar as crianças e adolescentes a levarem o tema da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero para dentro de casa.
Com uma abordagem lúdica, os estudantes foram motivados a fazer perguntas como “Mamãe, você já foi ao médico?” ao final do encontro, provocando reflexões nas famílias sobre autocuidado e diagnóstico precoce. A ação integrou também o projeto “Outubrinho Rosa”, voltado à conscientização entre meninas de até 15 anos.
“Se uma parte deles chegar em casa e perguntar para a mãe, tia ou avó se estão se cuidando, o objetivo já terá sido alcançado”, afirmou a diretora Edmara Zanocini, que está à frente da escola há 15 anos.
Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, ações como essa evidenciam o papel essencial da escola como espaço de socialização e formação cidadã, especialmente na educação especial. “Esses temas vão com os alunos para casa, e ajudam na conscientização de toda a comunidade”, destacou.
FONTE: educacao.pr.gov.br