O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 confirmou a inscrição de 4.811.338 candidatos, registrando um aumento de 11,2% em comparação com a edição anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A alta no número de participantes sinaliza uma retomada do interesse dos estudantes pelo exame, que continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de ser usado em programas como o Prouni e o Fies.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que terão aplicação adiada para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da Conferência do Clima da ONU (COP30) na capital paraense.
Entre os inscritos, cerca de 2,3 milhões solicitaram isenção da taxa, e o Inep informou que todas as medidas logísticas estão sendo reforçadas para garantir uma aplicação segura e organizada. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou que o aumento na adesão demonstra “confiança no exame como instrumento de democratização do acesso à universidade”.
O Enem 2025 marca também o segundo ano com a possibilidade de realização digital, embora a maioria ainda opte pela prova impressa. O MEC estima que a divulgação dos gabaritos ocorrerá em novembro, com os resultados finais previstos para janeiro de 2026.
FONTE: agenciabrasil.com