A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) está com inscrições abertas para um concurso que promete destacar e premiar práticas pedagógicas emancipadoras desenvolvidas por jovens educadores(as) em todo o país. A iniciativa busca reconhecer o protagonismo de docentes em início de carreira que, apesar dos desafios estruturais e pedagógicos, têm implementado soluções criativas para fortalecer a aprendizagem e promover a equidade nas escolas públicas.
Voltado a profissionais com até 35 anos de idade que atuam nas redes públicas de ensino, o concurso vai selecionar cinco experiências pedagógicas de destaque, com foco em temáticas como inclusão, sustentabilidade, cidadania, diversidade e inovação didática. Os trabalhos devem estar em andamento ou ter sido realizados nos últimos dois anos.
De acordo com a CNTE, a proposta do concurso é dar visibilidade a experiências transformadoras que surgem da base do sistema educacional — muitas vezes invisibilizadas em meio à rotina escolar — e que podem servir de inspiração para outras comunidades escolares.
“Queremos valorizar a juventude docente que enfrenta a sala de aula com criatividade, compromisso social e desejo de transformação. São práticas que mostram que é possível fazer educação de qualidade mesmo diante de tantos obstáculos”, destacou o presidente da entidade, Heleno Araújo.
As inscrições seguem abertas até o final de setembro e podem ser realizadas por meio do site oficial da CNTE. Os projetos vencedores serão premiados com apoio técnico e financeiro, além de terem suas experiências publicadas e disseminadas em rede nacional.
A premiação é uma oportunidade para que escolas da região do Vale do Ivaí, como em Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul, compartilhem práticas inovadoras e fortaleçam o papel da educação como motor de desenvolvimento local.
FONTE: appsindicato.org.br