Apenas 59% das crianças são alfabetizadas até o 2º ano; especialistas apontam retrocessos e alertam para impacto social

EducaçãoYesterday

Um levantamento divulgado por entidades do setor educacional aponta que apenas 59,2% das crianças matriculadas na rede pública brasileira estão devidamente alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, percentual abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2025, que era de 60%.

O dado é visto com preocupação por educadores e especialistas, que destacam o impacto da pandemia e das desigualdades regionais como fatores determinantes para o desempenho abaixo do esperado. A alfabetização até os sete anos é considerada etapa crítica do desenvolvimento cognitivo e da permanência escolar, sendo um dos principais indicadores de qualidade da educação básica.

O resultado coloca em xeque a efetividade de programas de apoio à alfabetização implementados nos últimos anos, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e acende alerta sobre a necessidade de reforçar investimentos em formação docente, materiais pedagógicos e acompanhamento individualizado.

De acordo com a pesquisadora Mariana Vilela, do Instituto de Estudos em Educação (IEE), o dado mostra que “muitas redes ainda enfrentam sérios desafios estruturais, com falta de professores especializados, turmas multisseriadas e pouca formação continuada”.

Outro ponto alarmante revelado pelo estudo é a relação entre a evasão escolar e o endividamento jovem, com destaque para o impacto das apostas online sobre estudantes entre 18 e 35 anos. Estima-se que 34% dos jovens que desistiram do ensino superior em 2025 alegaram falta de recursos devido a dívidas relacionadas a jogos eletrônicos, comprometendo seu desempenho acadêmico e permanência nas instituições.

Com o início do segundo semestre letivo, a expectativa do MEC é intensificar as ações em regime de colaboração com estados e municípios para melhorar os índices de alfabetização e combater a evasão escolar, dois dos principais gargalos da educação brasileira atual.

FONTE: podemos.org.br

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