
O Paraná consolidou-se como protagonista na simplificação do ambiente de negócios no Brasil ao registrar 975 atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças no último trimestre de 2025, levantamento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte divulgado nesta semana.
O número posiciona o Paraná no topo do ranking nacional de liberação de atividades econômicas consideradas de baixo risco, superando estados como Goiás (962) e São Paulo (948) naquela análise. A lista de dispensa integra o Programa Descomplica Paraná, principalmente por meio do chamado Selo de Baixo Risco, mecanismo que identifica empreendimentos com baixo potencial de prejuízo à saúde pública e ao meio ambiente e os exime de exigência de alvarás e licenças de órgãos como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Defesa Agropecuária.
Segundo dados oficiais, a ampla adoção dessa política reduziu barreiras burocráticas para empreendedores e contribuiu para um ambiente regulatório mais ágil e competitivo no estado. Autoridades estaduais comemoram o desempenho, destacando que a norma própria que ampliou a lista de atividades dispensadas foi fundamental para alcançar o primeiro lugar no ranking e incentivar a abertura e operação de negócios em diversas regiões do Paraná.
O resultado também reflete um desempenho positivo no cenário de negócios local em 2025, com milhares de empresas beneficiadas pela medida, de acordo com o relatório que consolidou os dados do quarto trimestre do ano. O avanço da simplificação regulatória é visto por especialistas como um passo importante para estimular o empreendedorismo, aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas e atrair novos investimentos ao estado.
Esse protagonismo reforça a posição do Paraná como um dos estados mais favoráveis ao empreendedorismo no país, ao mesmo tempo em que busca equilibrar agilidade administrativa com responsabilidade social e segurança regulatória.
FONTE: gov.br