
O Paraná foi destaque na 30ª edição do Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas, ao conquistar o 3º lugar na categoria “Soluções em Gestão Fiscal”, com uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (8), em Brasília.
A solução inovadora premiada representa uma transformação na forma como o estado planeja, monitora e executa seus recursos públicos. Trata-se de um ecossistema de inteligência fiscal, que integra grandes volumes de dados e os converte em informações estratégicas para a tomada de decisões — contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e orientada por evidências.
Entre os resultados práticos da iniciativa, estão:
“A mudança é cultural e estrutural. Passamos de uma gestão baseada em percepções para uma tomada de decisão ancorada em dados atualizados, integrados e confiáveis”, afirmou o diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal. Ele destacou que a premiação reconhece o investimento em tecnologia como pilar fundamental da boa governança.
A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria Técnica de Economia (ATE) da Sefa e já está em pleno uso no governo estadual, permitindo que reuniões técnicas e decisões estratégicas ocorram com base em painéis analíticos e inteligência automatizada.
FONTE: parana.pr.gov.br