O aumento das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros — conhecido como o “tarifaço” — já afeta diretamente o bolso do consumidor brasileiro. Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pela HSR Inteligência de Mercado revela que 54% da população afirma sentir “muito” os efeitos das medidas, enquanto outros 38% relatam impactos “moderados” no dia a dia.
O estudo foi realizado com 1.200 entrevistados em todas as regiões do país e aponta um aumento perceptível nos preços de alimentos, eletrônicos e combustíveis, além de reflexos na cadeia produtiva de setores como o agroindustrial e metalúrgico — ambos fortemente dependentes do comércio bilateral com os EUA.
As novas tarifas, que chegam a 50% sobre itens-chave da pauta exportadora brasileira, foram implementadas pelo governo norte-americano no início de agosto como parte de uma estratégia para proteger indústrias locais. A medida, no entanto, atingiu em cheio produtos brasileiros como aço, alumínio, soja e carne bovina.
“O tarifaço dos EUA afeta diretamente os preços aqui dentro porque muitas dessas exportações compõem a base da nossa cadeia produtiva ou geram divisas para o país. Sem competitividade lá fora, sobra mais produto aqui, mas com margens desequilibradas, o que pressiona preços e salários”, explica o economista João Ferreira, da FGV.
O Itamaraty já manifestou preocupação e estuda acionar organismos internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC). No campo interno, o governo federal analisa medidas compensatórias, como incentivos à industrialização nacional e diversificação de mercados.
Empresários dos setores afetados pedem urgência em medidas estruturais e alegam que o impacto pode resultar em demissões, redução de investimentos e desaceleração econômica nos próximos trimestres.
FONTE: sbtnews.com.br