Alta no turismo de verão impulsiona consumo e eleva transações por PIX no litoral do Paraná

Economia3 days ago

A temporada de verão no litoral do Paraná tem movimentado a economia regional e impulsionado o uso de tecnologias digitais de pagamento, com destaque para o crescimento expressivo das transações via PIX em municípios como Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

De acordo com dados divulgados pelo governo estadual nesta semana, as médias diárias de recebimentos via PIX por empresas locais registraram alta de até 47% em janeiro de 2026, em comparação com novembro do ano anterior. Matinhos lidera o ranking com aumento de 47%, seguida por Guaratuba (46%) e Pontal do Paraná (44%).

Os números refletem o aquecimento do comércio, da rede de hospedagem e do setor de alimentação durante o auge da temporada, além de uma maior adesão ao pagamento eletrônico como principal meio de transação no varejo local.

“O uso do PIX facilita a vida do turista e do comerciante. É rápido, seguro e elimina a necessidade de troco ou cartões”, afirmou André Marinho, presidente da Associação Comercial de Guaratuba.

A Secretaria da Fazenda do Paraná avalia que o crescimento das transações também está relacionado a ações de modernização fiscal e campanhas de incentivo à formalização de microempreendedores, que cada vez mais integram sistemas digitais de venda e pagamento.

Economistas apontam que esse movimento é positivo para a arrecadação estadual e revela um amadurecimento do ecossistema financeiro local, especialmente em cidades que dependem do fluxo turístico para sustentar suas economias durante o ano.

Com expectativa de aumento contínuo no fluxo de visitantes até o final do verão, autoridades locais já preveem recordes de movimentação econômica no litoral paranaense em 2026, com impacto direto na geração de empregos temporários e no fortalecimento do comércio regional.

FONTE: folhadolitoral.com.br

Leave a reply

Siga-nos nas redes
  • Facebook7,3K
  • Instagram8.1K
Loading Next Post...
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...