Foto: SEED-PR
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou a implementação de um novo modelo pedagógico voltado ao ensino prático, baseado na resolução de situações reais do cotidiano. A proposta tem como objetivo principal preparar os alunos da rede estadual para avaliações externas, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), e para os desafios da vida fora da sala de aula.
O novo programa propõe atividades que vão além da teoria, desafiando os estudantes a aplicar conhecimentos de matemática, ciências e linguagem na resolução de problemas inspirados em contextos reais, como planejamento financeiro familiar, questões ambientais e cidadania digital.
“Queremos desenvolver competências que conectem o conteúdo escolar à realidade dos nossos alunos. É uma mudança de cultura que valoriza o pensamento crítico, a criatividade e a tomada de decisão”, destacou o secretário da Educação, Roni Miranda.
A iniciativa será testada inicialmente em escolas-piloto de todas as regiões do estado, com previsão de expansão em 2026. Professores estão recebendo formação específica para adaptar as propostas pedagógicas aos novos roteiros de aprendizagem, que priorizam interdisciplinaridade e protagonismo estudantil.
O projeto está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e segue as diretrizes internacionais que apontam para um ensino cada vez mais integrado às experiências de vida e às habilidades socioemocionais.
Especialistas avaliam que a estratégia pode impulsionar os indicadores educacionais do Paraná, que já se destacam nacionalmente, e consolidar o estado como referência em inovação pedagógica no ensino público brasileiro.
FONTE: educaçao.pr.gov