PIB do Brasil cresce 1,4% no 1º trimestre de 2025, impulsionado pelo agronegócio, mas ritmo deve desacelerar

Economia4 days ago

A economia brasileira registrou um crescimento de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com os três meses anteriores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço foi impulsionado, sobretudo, por uma supersafra no agronegócio, que apresentou alta de 12,2% no período e puxou o desempenho geral do Produto Interno Bruto (PIB).

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB teve expansão de 2,9%, mantendo o Brasil em rota de recuperação após os desafios econômicos dos últimos anos. O consumo das famílias e os investimentos também contribuíram para o resultado positivo, apesar do crescimento mais modesto.

Entretanto, o setor industrial mostrou retração de 0,1%, indicando os primeiros sinais de desaceleração. Economistas apontam que os juros altos — com a taxa Selic mantida em 15% ao ano — começam a pesar sobre a atividade econômica, especialmente na indústria e no setor de serviços.

O Ministério da Fazenda e o Banco Central já alertam que o ritmo de crescimento deve perder fôlego ao longo do segundo semestre, com fatores como política monetária restritiva, inflação persistente e incertezas no cenário global influenciando as projeções.

Ainda assim, a expectativa oficial do governo para o crescimento do PIB em 2025 foi ajustada para 2,4%, enquanto o Banco Central trabalha com uma projeção de 2,1%. Analistas afirmam que, para manter esse ritmo, será essencial ampliar investimentos em infraestrutura, estimular a indústria e garantir estabilidade fiscal.

FONTE: oglobo.globo.com

Leave a reply

Siga-nos nas redes
  • Facebook7,3K
  • Instagram8.1K
Loading Next Post...
Sidebar
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...