
Em um movimento democrático e estratégico para o futuro da educação no Paraná, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de diversos municípios realizaram recentemente a escolha de seus novos diretores. Os profissionais eleitos estarão à frente das unidades durante o ciclo que se inicia em 2026, assumindo a responsabilidade de conduzir não apenas a gestão administrativa, mas também os rumos pedagógicos das instituições.
As eleições, organizadas pelas secretarias municipais de educação com base em normativas estaduais, contaram com a participação de professores, servidores e, em muitos casos, da comunidade escolar — incluindo pais e responsáveis por alunos. O processo tem como objetivo fortalecer a gestão participativa e assegurar que as lideranças escolhidas estejam alinhadas com os projetos pedagógicos e com as necessidades locais.
Em cidades como Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, o pleito ocorreu de forma tranquila e teve ampla participação. A divulgação dos resultados foi feita de forma transparente, com destaque para o engajamento da comunidade escolar e o comprometimento dos candidatos com propostas de melhoria no ensino, formação continuada de professores e bem-estar dos alunos.
A definição antecipada dos gestores escolares permite que as equipes tenham tempo hábil para planejar ações de médio e longo prazo. Além disso, favorece a transição administrativa e garante que diretores eleitos possam acompanhar os desdobramentos de políticas públicas estaduais e federais que impactam diretamente o cotidiano das escolas.
A escolha de lideranças escolares é um dos pilares de um sistema educacional sólido e adaptado às realidades locais. Ao empoderar as comunidades escolares e valorizar a gestão democrática, o Paraná reforça seu compromisso com uma educação pública mais eficiente, participativa e de qualidade.
FONTE: opopularpr.com.br