
A rede estadual de ensino do Paraná deu início, nesta segunda-feira (20), à aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Participam da avaliação aproximadamente 215 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em mais de 2 mil escolas espalhadas pelo estado.
Organizado nacionalmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, além de levantar dados sobre fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. A aplicação segue até o dia 31 de outubro, com cronogramas específicos elaborados pelos 32 Núcleos Regionais de Educação.
“Os dados do Saeb são fundamentais para identificar os pontos fortes e os desafios de cada escola, além de orientar as políticas públicas de educação em âmbito nacional e estadual”, destacou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Os resultados da avaliação compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos principais indicadores da qualidade da educação no Brasil. A participação dos estudantes permite ainda avaliar desigualdades regionais e planejar ações específicas para melhorar o desempenho escolar em áreas de maior vulnerabilidade.
Em Curitiba, cerca de 29 mil alunos realizam as provas. A organização e logística da aplicação começaram ainda em 2024, com a seleção de professores aplicadores e a preparação das unidades escolares.
FONTE: educacao.pr.gov.br