Jovens paranaenses foram protagonistas na edição 2025 da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (FECEAP), um dos principais eventos de inovação estudantil do Brasil, realizada nesta semana na capital amapaense. Alunos de escolas públicas do Paraná apresentaram projetos com foco em soluções tecnológicas voltadas à melhoria do ambiente escolar, inclusão e aprendizagem.
Entre os destaques, está o desenvolvimento de um brinquedo educacional multilíngue voltado para a alfabetização de crianças com deficiência auditiva. O dispositivo, criado por estudantes de uma escola estadual de Londrina, combina recursos táteis e sonoros em diferentes idiomas, promovendo inclusão e aprendizado acessível.
Outro projeto premiado foi o sistema automatizado de chamada escolar, criado por alunos de Apucarana. O sistema utiliza sensores de presença e reconhecimento facial para registrar a entrada e saída de alunos, integrando as informações com o controle de frequência da escola em tempo real. A inovação pretende reduzir a evasão escolar ao facilitar o monitoramento da frequência e permitir ações imediatas de acompanhamento.
A participação dos paranaenses foi viabilizada por meio de programas estaduais de fomento à iniciação científica e apoio à participação estudantil em eventos nacionais. Os projetos apresentados foram desenvolvidos ao longo do ano com orientação de professores e apoio técnico das equipes pedagógicas das escolas.
De acordo com a organização da feira, mais de 120 projetos de todo o Brasil foram apresentados, com ênfase em temas como tecnologia assistiva, sustentabilidade, meio ambiente e inteligência artificial aplicada à educação.
O coordenador da delegação do Paraná, professor Carlos Henrique Dias, comemorou o desempenho dos estudantes:
“A presença dos nossos alunos em um evento nacional como esse mostra a força da educação pública paranaense e o quanto nossos jovens estão preparados para inovar e transformar realidades”, afirmou.
A FECEAP 2025 reforça o protagonismo juvenil na ciência e tecnologia, e aponta caminhos promissores para a inserção de soluções criativas no cotidiano escolar.
FONTE: agenciamapa.com.br