A mais antiga emissora de rádio do país, a Rádio MEC, celebra nesta segunda-feira (8) 102 anos de funcionamento ininterrupto. Criada em 1923, no Rio de Janeiro, sob o nome de Rádio Sociedade, a emissora nasceu com a missão de difundir conhecimento e cultura em uma época em que o rádio ainda engatinhava no mundo.
Fundada pelo médico e antropólogo Edgard Roquette-Pinto, considerado o “pai da radiodifusão brasileira”, a rádio foi doada ao governo federal em 1936, tornando-se a primeira emissora pública do país. Desde então, consolidou-se como um dos principais canais de promoção da educação, da música e das artes no Brasil.
Atualmente administrada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Rádio MEC dedica cerca de 80% da sua programação à música clássica, literatura, debates intelectuais e jornalismo cultural, mantendo viva a proposta de unir informação e educação de qualidade.
Ao longo de mais de um século, nomes como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Fernanda Montenegro já marcaram presença em sua grade, contribuindo para consolidar a rádio como referência em programação cultural e educativa.
Segundo a EBC, o desafio da emissora agora é ampliar sua presença no meio digital, levando a tradição da radiodifusão educativa para as novas gerações.Para milhões de brasileiros, a Rádio MEC segue sendo muito mais do que uma emissora: é patrimônio cultural e educativo nacional, que atravessa gerações e permanece atual no papel de democratizar o acesso ao conhecimento.
FONTE: agenciabrasil.com