O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (22) duas iniciativas estratégicas voltadas ao fortalecimento da educação básica no país: um curso nacional de formação para professores do ensino médio e a criação de um Comitê de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).
A formação docente será ofertada com carga horária de 180 horas e terá como foco uma abordagem interdisciplinar, conectada a temas contemporâneos, como sustentabilidade, cidadania digital, diversidade, saúde mental e tecnologias educacionais. O curso será gratuito e certificado, com previsão de início ainda neste semestre. O conteúdo será desenvolvido em parceria com universidades públicas e contará com apoio da Capes.
Segundo o MEC, a iniciativa visa suprir lacunas históricas na formação continuada dos professores do ensino médio, especialmente após as mudanças curriculares provocadas pela implementação do Novo Ensino Médio. A proposta também responde à crescente demanda por práticas pedagógicas mais conectadas à realidade dos estudantes.
Paralelamente, foi instituído o Comitê de Gestores de TICs na Educação, que reunirá representantes de estados e municípios para estabelecer diretrizes nacionais sobre o uso de tecnologia nas escolas. O comitê terá como missão propor melhorias na infraestrutura digital, nos sistemas de gestão escolar e no uso de dados para políticas educacionais.
De acordo com a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, as medidas representam “um avanço no compromisso com a formação docente de qualidade e com a modernização da gestão educacional pública”.
As ações fazem parte do Plano de Ações Estratégicas da Educação 2025–2026, que prevê investimentos em conectividade, qualificação docente e inovação pedagógica como pilares para a melhoria dos indicadores de aprendizagem.
FONTE: gov.br