Em um movimento estratégico para fortalecer a logística de transporte na região Sul, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul definiram, nesta terça-feira (9), uma agenda integrada de desenvolvimento ferroviário em articulação com o Governo Federal. A proposta visa impulsionar a competitividade do agronegócio, da indústria e da exportação, por meio da ampliação e modernização da malha ferroviária regional.
A reunião contou com representantes dos três estados, do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre os pontos debatidos, estão o avanço de projetos prioritários como a Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste), a Ferrovia de Integração Sul e os corredores logísticos intermodais que ligam o interior dos estados aos portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Rio Grande (RS).
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, ressaltou que a iniciativa “é um passo decisivo para colocar a região Sul em um novo patamar de eficiência logística e integração produtiva”. Segundo ele, a estratégia conjunta permitirá maior força política e técnica para viabilizar investimentos federais e parcerias com o setor privado.
O Sul do Brasil concentra algumas das principais cadeias produtivas do país, como grãos, carnes, celulose e produtos industrializados. A expectativa é que a modernização da malha ferroviária reduza o custo do frete, diminua a pressão sobre rodovias e amplie o acesso dos produtores ao mercado externo.
O Ministério dos Transportes deve apresentar nas próximas semanas uma proposta de cronograma e fontes de financiamento, com previsão de inclusão de trechos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A união entre os estados sinaliza uma mudança de paradigma na política de transportes regional, priorizando soluções integradas e sustentáveis para os desafios logísticos do século XXI.
FONTE: parana.pr.gov