O Paraná está transformando o ensino técnico agrícola por meio da adoção do modelo de cooperativa-escola, que já está em funcionamento em 21 das 26 instituições de ensino agrícola e florestal da rede estadual. A iniciativa confere mais autonomia administrativa às escolas, permitindo que elas tomem decisões diretas sobre a compra de insumos, a manutenção da infraestrutura e a comercialização de produtos.
A nova estrutura é respaldada por uma legislação estadual recente, que legitima o funcionamento das cooperativas dentro das unidades escolares e garante suporte jurídico e pedagógico para sua implementação. O objetivo é aproximar os estudantes da realidade do campo e do setor produtivo, preparando-os com uma formação mais prática, empreendedora e conectada às demandas do mercado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), a gestão compartilhada entre escola e cooperativa proporciona aprendizado real em áreas como gestão, agricultura, pecuária e sustentabilidade. Além disso, as receitas geradas pelas atividades podem ser reinvestidas em melhorias pedagógicas e operacionais.
O modelo também visa estimular o protagonismo estudantil, incentivando jovens a se envolverem nas decisões e responsabilidades da vida cooperativista. Para os gestores escolares, trata-se de uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento regional com mão de obra qualificada e comprometida com a inovação no campo.
A expectativa do governo é expandir o modelo para todas as escolas técnicas agrícolas do estado nos próximos anos.
FONTE: jornalnovotempo