A rede estadual de ensino do Paraná tem se destacado nacionalmente pela integração de estudantes imigrantes e refugiados. Atualmente, mais de 15 mil alunos estrangeiros estão matriculados em escolas públicas do estado, representando 78 nacionalidades diferentes, segundo dados da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
Entre os países de origem mais frequentes estão Venezuela, Haiti e Paraguai, mas também há registros de estudantes vindos da Síria, Senegal, Bolívia, China, Colômbia e Angola. A diversidade cultural impôs desafios ao sistema educacional paranaense, que tem respondido com ações específicas de acolhimento, reforço escolar e inclusão linguística.
“Nosso compromisso é garantir o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente da nacionalidade. As escolas têm sido espaços de acolhimento, respeito e oportunidades”, destacou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Para facilitar a adaptação, muitas escolas oferecem o programa Português como Língua de Acolhimento (PFLA), que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades básicas de comunicação em português. Também são realizadas atividades interculturais e ações de mediação comunitária, com o apoio de professores capacitados e de equipes pedagógicas.
O número crescente de alunos estrangeiros reflete a posição estratégica do Paraná como rota de entrada e permanência para imigrantes no Brasil, além do esforço do governo estadual em manter as portas das escolas abertas e inclusivas.
A iniciativa tem sido elogiada por organizações internacionais de direitos humanos e por entidades ligadas à defesa da educação inclusiva, que apontam o Paraná como exemplo a ser seguido por outras redes estaduais.
FONTE: gov.pr