O Ministério da Educação (MEC) anunciou a expansão do Programa Cantinhos da Leitura, com a liberação de um novo investimento de R$ 16 milhões destinados à implementação de espaços de leitura em salas de pré-escola de escolas públicas em todo o país. A medida beneficiará diretamente instituições de ensino da educação infantil, incluindo unidades localizadas na região do Vale do Ivaí, no Paraná.
A iniciativa, que integra as ações do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), já instalou mais de 38 mil espaços de leitura nas turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental desde seu lançamento. Com a nova etapa, o governo federal amplia o alcance da política pública, visando fomentar o desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita desde a pré-escola.
As escolas interessadas em aderir ao programa devem seguir o cronograma estabelecido pelo MEC. Entre os dias 28 de abril e 9 de maio, as secretarias municipais e estaduais de educação farão a seleção das instituições elegíveis. Na sequência, as escolas terão entre os dias 12 e 30 de maio para confirmar participação e submeter um plano de ação por meio do sistema PDDE Interativo.
Cada unidade escolar poderá receber R$ 1.235 por sala de pré-escola contemplada, sendo 30% do valor destinado à aquisição de itens duráveis, como estantes e mobiliário, e 70% para despesas de custeio, como pintura e ambientação do espaço.
A ação está alinhada ao Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), regulamentado pela Portaria nº 85/2025, e contará com apoio técnico da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). A execução e o monitoramento serão realizados por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Com essa ampliação, o governo federal reforça o compromisso com a equidade educacional e a melhoria da qualidade do ensino desde os primeiros anos da vida escolar. A expectativa é que a medida proporcione ambientes mais atrativos e estimulantes para o desenvolvimento das crianças na rede pública de ensino.
FONTE: Agencia Gov